sábado, 23 de junho de 2012

São João do Gonzagão




São João do Gonzagão

Mês de junho tem festejo
Fogueira,  xote, baião
Milho verde bem asado
Pé de moleque,  quentão
Por isso com alegria
Faço essa poesia
São João do Gonzagão.

Permissão eu vou pedindo
Como um poeta educado
Pra São João não se zangar
Pois o homenageado
É Luiz rei do Baião
Abrilhantando o São João
Nesse nordeste encantado.

Em Dezembro faz cem anos
Mas no São João comemora
Toda música e cultura
La dos tempos de outrora
Por isso tenho saudade
Me comovo de verdade
Por que Luiz foi embora.

Cantou todo esse nordeste
Em xote em arrasta pé
Com a sanfona no peito
Fez do Baião sua fé
No São João fez alegria
Encantou com poesia
Homem, menino e mulher.

Cantou as aves do céu
Cantou a terra e o mar
Se vestiu de cangaceiro
Pra todos nós encantar
Pois se mostrou um guerreiro
Se vestindo de vaqueiro
O nosso herói popular.

De Santana e Januário
Foi ele o maior presente
E cedinho começou
A jornada do batente
Nos oito baixos tocando
E Januário ensinando
Foi a principal vertente.

Com a sanfona no peito
Cantou o nordeste inteiro
Viajou pelos sertões
Com os trajes de vaqueiro
Na Asa Branca voando
No mundo foi se espalhando
Esse amor verdadeiro.

Cantou e dançou forró
Alegrando corações
Foi um artista completo
Foi certeiro nas canções
E sorria de alegria
Pois com suas parcerias
Arrastou as multidões.

Um bom pai um bom amigo
Com o coração de menino
E fez questão de dizer
“eu sou puro nordestino”
E cumpriu sua jornada
Com sua vida encantada
Delubriando o destino.

Vivia em plena alegria
A sua voz bem marcante
Sempre um sorriso no rosto
Com traços de retirante
Nordestino com pureza
Que a mão da natureza
Lhe esculpiu confiante.

Seu lindo chapéu de couro
O seu bonito gibão
A sua sanfona branca
A sua voz seu Baião
Lhe dava grande assistência
Luiz grande excelência
Dentro do meu coração.

Foi quem levou o nordeste
Pros confins do mundo inteiro
Um cantador de lamento
Foi um bravo brasileiro
Que no xaxado dançou
E no Baião encantou
Foi um grande sanfoneiro.

E cantou a Asa Branca
Acauã, Cintura fina
Assum Preto, Boiadeiro
E o Xote das Meninas
Cantou a seca e a saga
Foi ele Luiz Gonzaga
Dessa nação nordestina.

Nosso São João menino
De festanças de arraiá
De quadrilhas matuteiras
Todos a Gonzaguear
Grande comemoração
Cem anos de Gonzagão
No São João não vai faltar.

Centenário de um rei
Que DEUS deu a arte pura
Cresceu no doce das canas
No forte da rapadura
Pois é um gênio humano
Um puro Pernambucano
Um astro rei da cultura.

Gonzagão meu padroeiro
Na arte de forrozar
Na arte da poesia
Eu quero gonzaguear
Foi no Baião o primeiro
Nessa arte o pioneiro
Faço questão de mostrar.

É cem anos de historia
São João é animação
Vamos ascender fogueira
E vamos soltar balão
E todos arrasta pé
No coração muita fé
São João do Gonzagão.

Vou partindo da historia
Até mais um outro dia
Á DEUS eu muito agradeço
Com bastante alegria
Eu quero forrofiar
No São João comemorar
De Gonzaga essa folia.

Ate treze de Dezembro
Vou ansioso esperar
O centenário do rei
Eu quero comemorar
Com forró e alegria
Declamando poesia
Para todos se encantar.

Obrigado São João
Pois eu me sinto honrado
Ter nascido nordestino
Esse imenso reinado
Homenagear Gonzaga
No São João dizer a saga
Do rei imortalizado...


Poeta Jadson Lima
23/062012











2 comentários:

  1. PARABÉNS POETA!!

    QUE DEUS TE ILUMINE , QUE JAMAIS LHE FALTE INSPIRAÇÃO,E QUE A POESIA LHE ACOMPANHE ONDE VOCE FOR

    SUCESSO!!

    RAFAEL DIAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo jadon lima, tenha alguns rascunhos escritos e agora quero publicar, vc pode me ajudar na escolha de uma editora?

      não me considero um cordelista, apenas quero publicar para presentear meus amigos com meus poemas.

      e-mail: rosenooliveira@yahoo.com.br

      estou editando um blog novo:http://cordelizandonanet.blogspot.com.br/

      em breve publicando cordéis e claro postando as poesias de meu amigos assim como vc.
      abraço e entre em contato ok!

      Excluir